quarta-feira, 8 de junho de 2011

Obras principais

Talha
 
Como entalhador, é documentada a participação de Aleijadinho em pelo menos quatro grandes retábulos, como projetista e executante. Em todos eles seu estilo pessoal se desvia em alguns pontos significativos dos modelos barrocos-rococós então prevalentes. O traço mais marcante nessas complexas composições, de caráter ao mesmo tempo escultórico e arquitetural, é a transformação do arco de coroamento, já sem frontão, substituído por um imponente grupo estatuário, o que segundo Oliveira sugere a vocação primariamente escultórica do artista. O primeiro conjunto foi o projeto da capela-mor da Igreja de São José em Ouro Preto, datado de 1772, ano em que entrou para a correspondente Irmandade.


Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco
em São João del-Rei

Arquitetura

Aleijadinho atuou como arquiteto, mas a extensão e natureza desta atividade são bastante controversas. Só sobrevive documentação relativa ao projeto de duas fachadas de igrejas, Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto e São Francisco de Assis em São João del-Rei, mbas iniciadas em 1776, mas cujos riscos foram alterados na década de 1770. A tradição oral sustenta que ele foi autor também do risco da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, mas a respeito dela só é documentada sua participação como decorador, criando e executando retábulos, púlpitos, portada e um lavabo. Também criou, como já foi mencionado, projetos para retábulos e capelas, que se enquadram mais na função do decorador-entalhador, ainda que tenham proporções arquitetônicas. 

Projeto para a fachada da Igreja de São Francisco
em São João del-Rei
Escultura

Sua maior realização na escultura de vulto completo são os conjuntos do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas - as 66 estátuas da Via Sacra, Via Crucis ou dos Passos da Paixão, distribuídas em seis capelas independentes, e os Doze Profetas no adro da igreja, A tipologia da Via Sacra é antiga, remonta à tradição do Sacro Monte, nascida na Itália séculos antes de ser reencenada em Congonhas. O tipo se constitui num conjunto de cenas da Paixão de Jesus, de caráter teatral e patético, destinadas explicitamente a invocar a piedade e compaixão, reconstruindo resumidamente o percurso de Jesus desde a Última Ceia até sua crucificação. As cenas são usualmente dispostas numa série de capelas que antecedem um templo colocado no alto de uma colina ou montanha - e daí o nome de Sacro Monte - exatamente como é o caso do Santuário de Congonhas, guido por Feliciano Mendes em pagamento de uma promessa e imitando o modelo do santuário homônimo de Braga, em Portugal

Detalhe do Cristo carregando a Cruz, na Via Sacra de Congonhas
...........

33 comentários:

  1. adorei,me ajudou muito em uma pesquisa para a escola.

    ResponderExcluir
  2. muito legal me ajudou muito em uma pesquisa que e para amanha



    ResponderExcluir
  3. ESSE texto me ajudou bastante em uma pesquisa minha de artes . GOSTEI muito !!!!!! :)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. gostei muito do texto bom trabalho parabenz

    ResponderExcluir
  6. JOÃO DALVI

    FOI MUITO LEGAL E ME AJUDOU EM UMA PESQUISA NA ESCOLA

    ResponderExcluir
  7. JOÃO DALVI

    FOI MUITO LEGAL E ME AJUDOU EM UMA PESQUISA NA ESCOLA

    ResponderExcluir
  8. Essas principais obras de aleijadinho mi ajudou muito para a minha pesquisa da escola.

    ResponderExcluir
  9. Achei otimo, mas devia ter mais exemplos de suas obras, como na escultura também havia a ÚLTIMA CEIA e tambem assim os outros. Mesmo assim adorei os significados.
    OBRIGADO!

    ResponderExcluir